Solicitar / Consultar – Extrato do INSS pela Internet

Posso fazer a consulta do Extrato do INSS pela internet?

O segurado pode acessar seu extrato para verificar saldo, valor descontado dos empréstimos  solicitados, desconto do IRRF e por fim o valor a receber (líquido recebido).

O sistema é o da DataPrev

Para consultar extrato INSS é necessário possuir as seguintes informações:

  • Número do beneficio
  • Data de nascimento do beneficiário
  • Nome do beneficiário
  • CPF do beneficiário

Na impossibilidade de tirar o extrato pela internet, deve-se dirigir a uma agência da CEF e lá tirar seu extrato. Pois em alguns casos o INSS cadastra o CADSenha, que inviabiliza a consulta sem essa senha de acesso.

Recebo pelo INSS e gostaria de saber se o meu benefício do INSS pode fazer empréstimo?

Várias pessoas que recebem benefício do INSS, pensam que  podem solicitar um  empréstimo consignado, mas na verdade nem todos os benefícios são permitidos fazer um crédito consignado.

Quando se trata de amparos sociais e auxílios, mesmo os mesmos possuindo continuidade, e até mesmo segurança, como no caso de amparo e auxilio doença. (exemplificando, a pessoa nunca contribuiu, mas recebe um amparo por ser idosa ou por exemplo recebe auxílio doença, há vários anos, sem previsão de retornar ao trabalho). Nestes casos não podem realizar empréstimos, pois a finalidade de tais benefícios são especificamente para prover o sustento do beneficiário.

Meu avô não sabe ler, ele pode solicitar empréstimos?

Pode ser feito um empréstimo neste caso, mas possui critérios que devem ser observados.

Como a pessoa não possui conhecimento de cláusulas e pagamentos, deve ser auxiliada por pessoa próxima a ela. Que também irá assinar como testemunha, sendo que duas pessoas devem assinar em campo específico. No caso uma das testemunhas, deve ser obrigatoriamente alguém da família, sendo esse parente de 1° grau.

Está em trâmite uma alteração, para que esses contratos também sejam registrados em cartório, para evitar fraudes e proteger os aposentados que celebram esse tipo de contrato.